Postagens

Brasília A Capital Federal do Brasil

 

Brasília
Brasília

Brasília - A Capital Federal do Brasil

Brasília

Brasília é a capital federal do e sede do governo do Distrito Federal. A cidade está localizada no Planalto Central, na região centro-oeste do país. Foi fundada pelo presidente Juscelino Kubitschek em 21 de abril de 1960, para substituir o Rio de Janeiro como capital nacional. Estima-se que Brasília seja a terceira cidade mais densa do Brasil, depois de São Paulo e Rio de Janeiro. Entre as principais cidades da América Latina, Brasília possui o maior PIB per capita.

Brasília é uma cidade planejada desenvolvida por Lúcio Costa, Oscar Niemeyer e Joaquim Cardoso em 1956, como parte do plano para transferir a capital do Rio de Janeiro para um local mais central. Roberto Burle Marx foi o engenheiro paisagista. O design divide a cidade em vários setores e áreas específicas, como o setor hoteleiro, o setor bancário e o setor das embaixadas. Brasília foi inscrita como Patrimônio Mundial pela UNESCO em 1987 devido à sua arquitetura moderna e ao seu planejamento urbano artístico e único. A cidade foi chamada de "Cidade do Design" pela UNESCO em outubro de 2017 e faz parte da Rede de Cidades Criativas da UNESCO desde então.

Brasília é conhecida por sua arquitetura moderna e branca projetada por Oscar Niemeyer. Na cidade estão localizados os três poderes do governo federal brasileiro: o Executivo, o Legislativo e o Judiciário. Brasília também abriga 124 embaixadas estrangeiras. O Aeroporto Internacional de Brasília conecta a cidade com todas as outras grandes cidades e alguns destinos internacionais, sendo o terceiro aeroporto mais movimentado do Brasil. Brasília foi uma das cidades-sede da Copa do Mundo de 2014, recebeu algumas partidas durante os Jogos Olímpicos de Verão de 2016 e também foi sede da Copa das Confederações de 2013.

Com seu planejamento em forma de avião, o "corpo do avião" é o eixo monumental, que consiste em uma ampla avenida ao longo das laterais de um grande parque. Na "cabine de comando" está a Praça dos Três Poderes, que recebe o nome dos três ramos do governo ao seu redor. Brasília possui um status legal especial como uma unidade administrativa, não como um município como as outras cidades brasileiras.

Nome

O nome Brasília vem da tradução latina da palavra Brasil, proposta como nome para a capital do país em 1821 por José Bonifácio de Andrada e Silva.

História

Contexto Histórico

Salvador foi a primeira capital do Brasil, e em 1763 o Rio de Janeiro tornou-se a capital, mantendo-se assim até 1960. Durante esse período, os recursos estavam mais concentrados na região sudeste do Brasil, e a maior parte da população estava localizada perto da costa atlântica. A localização geográfica de Brasília, mais próxima do centro, favoreceu a escolha de uma capital federal neutra regionalmente. Um artigo da primeira Constituição Republicana do país, datada de 1891, determinava que a capital deveria ser transferida do Rio de Janeiro para um local mais próximo do centro do país.

José Bonifácio, conselheiro do imperador Pedro I, foi o primeiro a sugerir a ideia de transferir a capital do Brasil em 1827. Ele apresentou um plano à Assembleia Geral do Brasil para criar uma nova cidade chamada Brasília, com a ideia de deslocar a capital para o oeste, longe do denso corredor sudeste. A proposta não foi aprovada devido à dissolução da Assembleia Geral por Pedro I.

Segundo uma lenda, o santo italiano Dom Bosco teve um sonho em 1883 no qual descrevia uma cidade futura que correspondia quase exatamente ao local de Brasília. Hoje, em Brasília, existem várias referências a Dom Bosco, que fundou a ordem salesiana, e uma igreja paroquial na cidade leva seu nome.

Plano de Costa

Juscelino Kubitschek foi eleito presidente do Brasil em 1955. Ao assumir o cargo em janeiro de 1956, e como parte de sua promessa de campanha, começou a planejar a construção da nova capital. No ano seguinte, um júri internacional escolheu o plano de Lúcio Costa como modelo para a construção da nova capital do Brasil, Brasília. Costa era um aluno do famoso arquiteto modernista Le Corbusier, e algumas características da arquitetura modernista podem ser encontradas em seu plano. O plano de Costa não era tão detalhado quanto alguns dos outros planos apresentados por arquitetos e urbanistas, pois não incluía programas de uso do solo, modelos, mapas populacionais ou desenhos mecânicos, mas foi escolhido por 5 dos 6 jurados por possuir as características necessárias para organizar o crescimento da cidade capital. Embora o plano inicial tenha sofrido mudanças ao longo do tempo, ele orientou a maior parte da construção e a maioria de suas características permanecem presentes.

A ascensão de Brasília como uma nova capital e seu design inspiraram o desenvolvimento de um símbolo interno abrangente. Costa utilizou um design em cruz que sugeria a posse e a abertura deste novo local com uma cruz, muitas vezes comparada a uma libélula, um avião ou um pássaro. O plano de Costa incluía dois eixos principais: o eixo monumental (de leste a oeste) e o eixo residencial (de norte a sul). As atividades administrativas e políticas foram alocadas ao eixo monumental, que é considerado o corpo da cidade com seu estilo e simplicidade arquitetônica, seus grandes espaços e horizontes amplos, dando a impressão de um monumento. Este eixo inclui vários edifícios ministeriais, o Congresso Nacional, o Palácio da Alvorada, o Supremo Tribunal Federal e as torres de televisão e rádio. O eixo residencial foi projetado para incluir áreas com um caráter mais íntimo e é considerado a parte mais importante do plano, projetado para habitação e funções relacionadas, como comércio, escolas, lazer e igrejas, consistindo em 96 superquadras de edifícios de 6 andares e 12 superquadras adicionais de edifícios de 3 andares. O objetivo de Costa com essas superquadras era criar ruas pequenas, autossuficientes e tranquilas, com edifícios homogêneos e apartamentos de dois ou três tipos diferentes, retratando a integração das classes média e alta compartilhando a mesma área residencial.

O design urbano das superquadras baseava-se no projeto da cidade radiante de Le Corbusier de 1935, e as superquadras foram inspiradas no projeto Radburn na América do Norte, de 1929. Visualmente, o objetivo era que as superquadras parecessem integradas na paisagem, sendo isoladas por uma faixa de árvores altas e vegetação mais baixa. Costa tentou oferecer um Brasil mais justo e igualitário, projetando também moradias para a classe trabalhadora separadas das moradias das classes média e alta e diferenciadas visualmente, com o objetivo de evitar a construção de favelas na periferia urbana. As superquadras foram criticadas por criar espaços onde os indivíduos são isolados e divididos, levando a uma segregação espacial.

Um dos objetivos do plano era permitir um trânsito livre para veículos, e o plano incluía vias para automóveis no sentido norte-sul (7 em cada direção) para o eixo monumental e 3 rodovias principais (W3, Eixo e L2) para o eixo residencial. O plano determinava que as vias de acesso para as superquadras seriam o final do trânsito principal. A ênfase na circulação de veículos se deve ao desejo do arquiteto de estabelecer um conceito de modernidade em todos os níveis. Embora os automóveis tenham sido inventados antes do século XX, seu uso se tornou amplamente disponível devido à produção em massa no início do século XX, tornando-os um símbolo de modernidade.

Atrações Turísticas

A UNESCO considera a capital Brasília um patrimônio cultural mundial, e a cidade recebe cerca de um milhão de turistas anualmente. Entre as principais atrações turísticas de Brasília estão a Praça dos Três Poderes, a Ponte Juscelino Kubitschek, o Parque da Cidade Sarah Kubitschek, o Parque Nacional de Brasília, o Conselho Nacional, a Catedral e a Praça Juscelino Kubitschek. Brasília é a nova capital da República do Brasil desde 21 de abril de 1960, substituindo o Rio de Janeiro, que foi a capital do país por 125 anos.

A área do Distrito Federal, onde está localizada a capital, cobre 5.814 km². Esta área foi desmembrada do estado de Goiás, na região centro-oeste. A população de Brasília atingiu 1,44 milhão de habitantes em 1983. A cidade está situada a cerca de 1.000 km a noroeste do Rio de Janeiro e a escolha dessa região como capital teve vários propósitos, incluindo:

  • Prover um núcleo que atraísse as pessoas para o interior, com o objetivo de promover o desenvolvimento da região central do Brasil.
  • Oferecer serviços administrativos para a região centro-oeste, onde estão os estados de Mato Grosso, com a capital Cuiabá, Mato Grosso do Sul, com a capital Campo Grande, Goiás, com a capital Goiânia, além do próprio Distrito Federal. Além disso, a boa climatologia da região e a vasta área de planícies permitem expansão horizontal tanto para áreas urbanas quanto agrícolas. A cidade é um centro de transporte terrestre e aéreo e teve uma universidade criada em 1960.