Brazil
![]() |
brazil |
Brasil
O Brasil, conhecido oficialmente como República Federativa do Brasil, é o maior país tanto da América do Sul quanto da América Latina. Com uma área de 8,5 milhões de quilômetros quadrados (3,2 milhões de milhas quadradas), é o sétimo maior país em população, abrigando mais de 213 milhões de pessoas. É também o quinto maior país do mundo em termos de área. A capital do Brasil é Brasília, enquanto São Paulo é a cidade mais populosa. O país é composto por 26 estados e um Distrito Federal. O Brasil é o maior país de língua portuguesa no mundo e o único nas Américas a ter o português como idioma oficial. Além disso, é um dos países mais diversos cultural e etnicamente, devido à imigração em massa de várias partes do mundo ao longo de mais de 100 anos. É também o país com a maior população de católicos romanos.
O Brasil faz fronteira com o Oceano Atlântico a leste e possui uma costa de 7.491 quilômetros (4.655 milhas). Faz fronteira com todos os países da América do Sul, exceto Equador e Chile, cobrindo 47,3% da área de terra do continente. A bacia amazônica do Brasil abriga uma vasta floresta tropical que é lar de uma diversidade de vida selvagem, ecossistemas e recursos naturais extensos, incluindo muitos habitats protegidos. Este patrimônio ambiental único torna o Brasil uma das 17 nações megadiversas, sendo um ponto focal de interesse global, já que a degradação ambiental resultante de atividades como o desmatamento tem impacto direto em questões globais como a mudança climática e a perda de biodiversidade.
Diversos povos indígenas se estabeleceram no Brasil antes de 1500, quando o explorador Pedro Álvares Cabral chegou e reivindicou a região em nome do Império Português. O Brasil permaneceu como colônia portuguesa até 1808, quando a capital do império foi transferida de Lisboa para o Rio de Janeiro. A colônia foi elevada ao status de reino com a formação do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves em 1815. A independência foi alcançada em 1822 com a criação do Império do Brasil, um estado unificado governado por uma monarquia constitucional e um sistema parlamentar. A ratificação da primeira constituição do país em 1824 levou à formação de um legislativo bicameral, agora chamado de Congresso Nacional. O país tornou-se uma república presidencialista em 1889 após um golpe militar, e uma ditadura militar governou de 1964 até 1985, quando o governo civil foi retomado. A constituição atual do Brasil foi promulgada em 1988, definindo o país como uma república federativa democrática. O Brasil ocupa a 13ª posição mundial em termos de número de Patrimônios Mundiais da UNESCO, devido à sua rica civilização e história.
O Banco Mundial classifica o Brasil como um país industrializado emergente com uma economia de renda média-alta, sendo a maior economia da América Latina. A economia do Brasil é considerada uma economia emergente avançada, com o 12º maior PIB nominal do mundo e o 8º maior quando ajustado pela paridade do poder de compra. O Brasil é um dos maiores produtores de grãos do mundo e o maior produtor de café nos últimos 150 anos. O Brasil é uma potência regional e é frequentemente classificado como uma potência média ou superpotência em assuntos internacionais. Muitos analistas consideram o Brasil uma potência emergente e uma superpotência potencial, devido ao seu reconhecimento e influência internacionais. O Brasil é membro fundador das Nações Unidas, do G20, do BRICS, do Mercosul, da Organização dos Estados Americanos, da Organização dos Estados Ibero-Americanos para Educação, Ciência e Cultura e da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa.
Origem do nome
O nome "Brasil" pode derivar da palavra portuguesa brazilwood, que significa "pau-brasil", uma árvore que crescia em abundância ao longo da costa brasileira. Em português, a árvore é chamada de pau-brasil. De acordo com a etimologia, a palavra "Brasil" geralmente significa "vermelho como brasa", composta por brasa (que significa "brasa") e o sufixo -il (derivado de -iculum ou -ilium). O pau-brasil era altamente valorizado na indústria têxtil europeia devido à produção de um corante vermelho escuro, e foi um dos primeiros produtos brasileiros a serem explorados comercialmente. No século XVI, os povos indígenas (principalmente os tupis) colhiam grandes quantidades de pau-brasil ao longo da costa brasileira e vendiam a madeira para comerciantes europeus (principalmente portugueses, às vezes franceses) em troca de vários bens de consumo europeus.
O nome oficial português para o Brasil nos primeiros registros era "Terra da Santa Cruz", mas os marinheiros e comerciantes europeus costumavam chamar a região de "Terra do Brasil" devido ao comércio de pau-brasil. O nome popular eventualmente prevaleceu sobre o nome oficial português. Vale notar que alguns dos primeiros marinheiros se referiam ao Brasil como "Terra dos Papagaios".
O Brasil é chamado de "Pindorama" na língua guarani, uma língua oficial no Paraguai, nome que os povos indígenas dali usavam e que significa "terra das palmeiras".