São Paulo |
São Paulo
São Paulo é uma das maiores cidades do Brasil e a capital do estado de São Paulo, localizada no sudeste do país. Fica a 400 km da cidade do Rio de Janeiro e a 1030 km da capital Brasília. É considerada a maior cidade do Brasil e da América do Sul em termos de população, e a quarta maior cidade do mundo. O nome da cidade significa "São Paulo" em português.
Visão Geral
São Paulo é o maior centro cultural e de entretenimento do Brasil e é considerada a cidade mais rica da América do Sul. Como qualquer cidade de seu tamanho, São Paulo enfrenta problemas como o congestionamento de trânsito, com cerca de um carro para cada duas pessoas. A cidade tem o segundo maior número de helicópteros do mundo. A grande quantidade de imigrantes e a diversidade cultural tornam São Paulo uma cidade multicultural tanto em sua cultura quanto em sua gastronomia.
A cidade enfrenta problemas sociais e de classe comuns no Brasil, onde a parte mais próxima do centro é mais desenvolvida e economicamente rica, enquanto as áreas mais afastadas sofrem com a falta de infraestrutura. A cidade também enfrenta desigualdade de renda, como o resto do Brasil.
Os principais rios que passam por São Paulo são o Rio Tietê, o Pinheiros e o Tamanduateí.
É o maior centro comercial e industrial do Brasil e, ao mesmo tempo, a maior cidade consumidora do país, além de ser um ponto de conexão entre o norte e o sul. Da cidade, é possível chegar a qualquer lugar no Brasil.
Língua
A língua falada pela grande maioria dos habitantes é o português, embora haja algumas diferenças entre o português brasileiro e o português de Portugal devido à influência de várias línguas estrangeiras, como italiano, inglês, espanhol e, em menor grau, alemão e árabe.
Devido à grande quantidade de imigrantes italianos e portugueses, a cidade reflete uma grande influência das línguas da península Itálica, especialmente do Veneto e de Nápoles. Os dialetos italianos misturam-se com o dialeto rural de São Paulo, o Caipira. Alguns linguistas acreditam que o dialeto do português de São Paulo teve origem em Bristol, um bairro que foi estabelecido no início do século XX, principalmente por pessoas de Nápoles, no sul da Itália.
Outras línguas faladas na cidade incluem as línguas da comunidade asiática, principalmente no bairro da Liberdade, que abriga o maior número de japoneses fora do Japão. Embora a maioria dos japoneses brasileiros hoje fale apenas português, alguns ainda falam fluentemente japonês. Algumas pessoas de origem chinesa e coreana ainda conseguem falar as línguas de seus antecessores. No entanto, a maioria das gerações brasileiras nascidas aqui fala apenas português.
As minorias árabes na área central e no bairro do Brás ainda usam o árabe como língua principal, mas as segundas gerações tendem a perder a língua árabe e a falar apenas português.
História
São Paulo de Piratininga foi fundada em 25 de janeiro de 1554 com a construção de um colégio (religioso de São Francisco) pelos padres Manuel da Nóbrega e José de Anchieta, entre os rios Anhangabaú e Tamanduateí.
O colégio começou em uma casa de palha com o objetivo principal de atrair e converter os indígenas ao cristianismo. Em 1560, por ordem do governador Mem de Sá, começou a instalação de um número de imigrantes em Vila Santo André.
Em 1711, com o fim da exploração do ouro, a cidade despertou interesse na agricultura e exportação de açúcar, seguida pelo ciclo do café, tornando-se o principal centro comercial do Brasil até hoje.
Geografia
A cidade é cortada por três rios principais que nascem em estados vizinhos (Rio Tietê, Pinheiros e Tamanduateí). O ponto mais alto da cidade é o Pico do Jaraguá, com 1135 metros.
Clima
O clima de São Paulo é considerado "tropical de altitude", com uma temperatura média anual de 18,3°C. O inverno é frio e seco, enquanto o verão é úmido e chuvoso. As variações de temperatura são em parte causadas pela poluição.
Educação
Apesar da desigualdade econômica, São Paulo possui mais de 1350 escolas de ensino básico, formando a maior rede de ensino do Brasil. Há mais de 1.083.000 alunos registrados no Ministério da Educação da cidade. O ensino público é considerado fraco e em constante evolução, mas existem escolas e faculdades privadas em toda a cidade, sendo a Universidade de São Paulo uma das mais importantes.
Economia
São Paulo ocupa a 19ª posição como a cidade mais rica do mundo, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística em 2004. O PIB da cidade foi de R$ 160.637.533.438, o que representa cerca de 10% do PIB do Brasil.
Como o maior centro comercial e financeiro do Brasil, a cidade experimenta uma transformação completa nas transações financeiras e investimentos. No passado, a cidade dependia da agricultura e da indústria, mas hoje desempenha um papel mais importante como centro de serviços no Brasil. Assim como outras capitais e cidades superlotadas da América Latina, São Paulo enfrenta problemas de desigualdade e distribuição desigual de renda.
Turismo
A Bienal de São Paulo é uma exposição de arte que ocorre a cada dois anos na cidade. Em 2004, a exposição recebeu cerca de um milhão de visitantes. A São Paulo Fashion Week é realizada anualmente e conta com a participação de algumas das modelos mais famosas do mundo. O Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1 é realizado no Autódromo de Interlagos, na cidade.
Atrações Turísticas
- Mercado Municipal: É um dos mercados mais antigos da cidade e um dos seus ícones turísticos.
- Catedral da Sé: A maior catedral católica construída no estilo gótico fora da Europa.
- Teatro Municipal: Serve como a ópera da cidade.
- Parque do Ibirapuera: O maior parque da cidade.
- Museu do Ipiranga: O museu foi construído no local onde foi proclamada a independência do Brasil de Portugal. Há também um monumento gigantesco que abriga os restos mortais do proclamador da independência e o primeiro imperador do Brasil e sua esposa.
- Avenida Paulista: É a rua do dinheiro e dos negócios no Brasil e abriga vários consulados.
Esportes
A cidade abriga três dos principais clubes de futebol do Brasil: Palmeiras, São Paulo e Corinthians, e quatro grandes estádios: o Morumbi (pertencente ao time São Paulo e com capacidade para 73.501 espectadores), o Pacaembu (estádio de todos os clubes de futebol, com capacidade para 37.000 espectadores) e o Allianz Parque (com capacidade para 30.000 espectadores).
A cidade também organiza a Maratona Internacional de São Silvestre, que percorre a Avenida Paulista e o centro histórico. É uma das competições mais antigas da cidade, iniciada em 1925 e realizada anualmente no dia 31 de dezembro.
Transportes
Aeroportos
Há três aeroportos em São Paulo. Dois são principais: o Aeroporto Internacional de Guarulhos (para voos internacionais e nacionais) e o Aeroporto de Congonhas (para voos nacionais e carga). O Aeroporto Campo de Marte é destinado a aviões pequenos, privados e helicópteros, e possui uma base militar da Força Aérea Brasileira.
Metrô e Ferrovia
O metrô de São Paulo tem 61 km de extensão e é um dos mais modernos do mundo, com cinco linhas principais que conectam o metrô aos trens intermunicipais. O metrô possui certificação ISO 9000 e continua expandindo suas linhas e estações. A linha azul, a mais antiga, conecta o norte ao sul da cidade. Outras linhas incluem a verde, que atravessa o centro da cidade; a vermelha, a mais movimentada, conectando o leste ao oeste e cruzando com as outras linhas; a amarela (em construção) e a roxa, destinada a funcionários e trabalhadores para áreas movimentadas e zonas específicas.
População
Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, uma pesquisa realizada em 2000 mostrou que São Paulo é a cidade com a maior diversidade étnica do Brasil, composta por 67% de brancos, 25% de pardos, 5,1% de negros, 2% de asiáticos e 0,2% de indígenas.