10 benefícios da atividade física

10 benefícios da atividade física

 Um Estilo de Vida Ativo: 10 Benefícios da Atividade Física


A atividade física é essencial para a saúde do corpo e da mente. Um estilo de vida ativo tem efeitos positivos no seu bem-estar físico e mental. Não é necessário se esforçar ao máximo: basta agendar um tempo para se exercitar regularmente e se comprometer com isso. Para facilitar a criação de uma rotina de exercícios, aqui estão 10 benefícios de um estilo de vida ativo.

1. Reduz os Riscos para a Saúde

Um estilo de vida ativo pode ajudar a reduzir o risco de certas doenças, como diabetes e problemas cardíacos e circulatórios.

2. Faz Bem para o Cérebro

Psiquiatras e psicólogos há muito aconselham as pessoas a se exercitarem para prevenir e tratar a depressão. A atividade física tem um efeito positivo no cérebro, pois libera hormônios que ativam o crescimento de células cerebrais. Também otimiza o fluxo sanguíneo para o cérebro. À medida que mais oxigênio chega ao cérebro, o hipocampo aumenta a capacidade de memória. O exercício também retarda o envelhecimento do cérebro, reduzindo o risco de doenças degenerativas como Alzheimer e transtornos mentais.

3. Ajuda a Manter um Peso Saudável

Nenhuma perda de peso saudável é possível sem exercício, dizem os especialistas. Como parte da vida cotidiana, a atividade física facilita a redução do peso corporal e a manutenção do peso desejado. Isso não se deve apenas ao aumento do consumo de calorias, mas também a um metabolismo mais ativo. Adeus, efeito sanfona!

10 benefícios da atividade física


4. Mantém Ossos e Músculos Saudáveis

Com o treinamento regular, você fortalece seus músculos e ossos. Um sistema musculoesquelético ativo, com músculos, tendões e fáscias saudáveis, melhora seu equilíbrio, dando estabilidade ao seu corpo e reduzindo a tendência a lesões. Com músculos mais fortes, praticar atividades como subir escadas, carregar sacolas pesadas e brincar com seus filhos se torna mais fácil. Não tenha medo de que a construção ativa de músculos o tornará rapidamente semelhante a Arnold Schwarzenegger em sua melhor forma: não vai. O físico de um fisiculturista exige muito mais do que apenas treino de força regular!

5. Reduz Algumas Dores Físicas

A dor crônica nas costas pode ser reduzida por meio de exercícios físicos direcionados. Consulte um fisioterapeuta para receber uma lista dos exercícios corretos para praticar em casa ou ao ar livre. O treinamento não deve agravar a dor: discuta o tipo de movimento com um especialista.

6. Aumenta o Desempenho

Um estilo de vida ativo lhe dá energia. Combate a fadiga e aumenta a energia, melhorando sua capacidade de concentração, permitindo que você tenha um desempenho melhor e se sinta mais feliz.

10 benefícios da atividade física


7. Coloca um Sorriso no Seu Rosto

A atividade física não só dá um impulso de energia, mas também melhora seu humor. Quando você se exercita, seu corpo libera mais endorfinas, criando sentimentos positivos e ajudando a combater a ansiedade.

 8. Mantém a Pele Jovem

Embora o envelhecimento natural da pele não possa ser completamente interrompido, ele pode ser desacelerado. Exercitar-se faz a pele parecer mais jovem e fresca e ativa a produção de antioxidantes, protegendo contra danos às células da pele. O exercício também estimula a circulação sanguínea: sua pele fica mais saudável sem cosméticos ou cirurgia plástica.

10 benefícios da atividade física


9. Melhora a Qualidade do Sono

Distúrbios do sono incomodam muitas pessoas, impactando a qualidade de vida. O exercício é um remédio comprovado para a insônia e promove um sono contínuo e saudável, com efeitos positivos no corpo e na mente.

10. Aumenta o Desejo Sexual

O exercício regular tem um efeito direto na libido. Promove a flexibilidade e a circulação sanguínea, ajudando no desejo e desempenho sexual. Urologistas recomendam exercícios para homens idosos para aliviar os sinais de disfunção erétil.

Hora de se Mexer

Se você quer viver uma vida saudável e feliz, não pode deixar de lado a atividade física. Reserve algumas horas por semana para se exercitar. Seja Zumba, ciclismo ou futebol, se é ativo e divertido, é bom para a sua saúde!

Se você raramente encontra tempo para se exercitar durante o dia, tente incluir algum movimento na sua rotina diária. Suba escadas em vez de usar o elevador, ande de bicicleta em distâncias curtas e faça exercícios matinais e noturnos por 15 minutos cada. Sempre há uma maneira de se manter ativo. Você só precisa querer!


Next Post VEJA MAIS