onde fica caldas novas

 

onde fica caldas novas

onde fica caldas novas

Caldas Novas é uma cidade no estado de Goiás, Brasil. Fica na Região Centro-Oeste do país. É famosa por ser a maior estância hidrotermal do mundo. Em 2021, tinha cerca de 95.183 habitantes.

Muitos turistas a visitam, mais de 3 milhões por ano. O turismo fortalece a economia, criando empregos para muitas pessoas.

A cidade está a 170 km de Goiânia, 332 km de Brasília e 760 km de São Paulo. Isso a torna um destino fácil de chegar para muitos brasileiros. Em Caldas Novas, há o Aeroporto Nelson Ribeiro Guimarães. Ele é importante, sendo o segundo maior de Goiás.

Principais Takeaways

  • Caldas Novas é a maior estância hidrotermal do mundo, com águas termais que variam de 43°C a 70°C.
  • A cidade tem uma população estimada em 95.183 habitantes, com uma densidade demográfica de 59,2 habitantes por km².
  • Caldas Novas é um importante destino turístico, recebendo mais de 3 milhões de visitantes por ano.
  • A cidade está localizada a aproximadamente 170 km de Goiânia, 332 km de Brasília e 760 km de São Paulo.
  • O Aeroporto Nelson Ribeiro Guimarães, em Caldas Novas, é o segundo maior terminal de passageiros e cargas em Goiás.

Localização de Caldas Novas

Caldas Novas é conhecida como a cidade termal de Goiás. Fica no sul do estado, na região Centro-Oeste do Brasil. Está a 169 km de Goiânia, 332 km de Brasília, 695 km de Belo Horizonte e 764 km de São Paulo. Sua ótima posição a torna um lugar querido por muitos, sendo um dos principais pontos turísticos do Brasil.

Principais Cidades Próximas

Morrinhos, Rio Quente, Piracanjuba e Ipameri são algumas das cidades perto de Caldas Novas. Essas áreas vizinhas ajudam muito, com locais para ficar, comer e mais atrações.

Para ir a Caldas Novas, pode-se usar o Aeroporto de Caldas Novas. Ele tem voos diretos de alguns lugares. Mas, muita gente chega pelos aeroportos de Goiânia ou Brasília e segue viagem de carro.

Cidade Distância de Caldas Novas Tempo de Viagem
Goiânia 169 km ~2,5 horas
Brasília 332 km ~5 horas
Belo Horizonte 695 km ~10 horas
São Paulo 764 km ~10 horas
Rio de Janeiro 1.156 km ~15 horas

onde fica caldas novas

Caldas Novas é uma grande atração no Centro-Oeste brasileiro. Fica em Goiás, a 170 km de Goiânia e 308 km de Brasília. Perto dela, temos Morrinhos, Rio Quente, Piracanjuba e Ipameri.

É conhecida como o maior resort hidrotérmico do mundo. As águas quentes variam de 36 a 70°C. Atraem milhares, principalmente nas férias de janeiro e julho.

Para chegar lá, você pode ir de avião ao Aeroporto Nelson Rodrigues Guimarães. Fica a 4 km do centro. Ou ainda, chegar em Goiânia ou Brasília de avião. E de lá, seguir de carro pelas GO-213 e BR-153. A viagem de ônibus de Belo Horizonte começa em R$ 215. De Goiânia, o ônibus custa a partir de R$ 60 e leva 3h30

www.viajenaviagem.com
Caldas Novas: as dicas do Viaje na Viagem
.

"Caldas Novas é uma cidade que vive das águas termais, atraindo principalmente famílias com crianças."

A cidade tem cerca de 93 mil moradores, mas recebe quase meio milhão durante a alta temporada. Há muitas atrações, como o Lago Corumbá, o Parque Estadual da Serra de Caldas Novas (PESCaN), o Jardim Japonês e o Hot Park, um parque aquático com água quente.

Se quiser curtir Caldas Novas, é bom ficar pelo menos dois dias. No período chuvoso, a cidade fica mais bonita. A chuva é bem-vinda de novembro a abril, com mais de 200 mm por mês.

História e Origem de Caldas Novas

A área onde fica Caldas Novas era lar dos indígenas caiapós e xavantes. Em 1722, Bartolomeu Bueno da Silva achou as fontes termais. Ele começou um povoado, chamado Caldas Velhas.

Depois, em 1777, Martinho Coelho de Siqueira redescobriu as fontes. Isso marcou o começo da ocupação do local. Com o passar dos séculos, o lugar cresceu. Casas e igrejas surgiram, e mais pessoas vieram viver ali. Em 1911, Caldas Novas virou cidade independente de Morrinhos.

Descoberta das Fontes Termais

O início de Caldas Novas como conhecemos hoje data de 1722. Foi quando Bartolomeu Bueno da Silva as encontrou. Ele estava seguindo um caminho diferente do seu pai e fez essa descoberta por acaso. Por volta de 1777, Martinho Coelho de Siqueira começou a explorar a região. Ele trabalhou na mineração e, em vinte anos, acabou com as jazidas daqui.

Em 1920, Ciro Palmerston inaugurou o primeiro balneário aberto ao público. Foi um marco para o turismo e a economia local. Dois anos antes, em 1918, o Governador de Goiás, Dr. Fernando Delgado Freire Castilho, veio procurar tratamento. Isso também ajudou a cidade a ser mais conhecida entre os que sofriam de artritismo.

Ano Principais Eventos
1722 Bartolomeu Bueno da Silva descobre as fontes termais de Caldas Novas
1777 Martinho Coelho de Siqueira redescobre as fontes termais e inicia a ocupação da região
1850 Construção da Igreja de Nossa Senhora do Desterro às margens do Córrego Lavras
1920 Construção do primeiro balneário público por Ciro Palmerston
1911 Caldas Novas se emancipa de Morrinhos e se torna uma cidade

Desde então, Caldas Novas não parou de crescer. Hoje, é muito visitada por causa das águas termais.

"A descoberta das fontes termais de Caldas Novas foi crucial. Mudou a história da cidade e atraiu turistas de todo o Brasil."

Conclusão

Caldas Novas é única no mundo, sendo a maior estância hidrotermal global. Localizada no sul de Goiás, é próxima a grandes cidades. Suas águas termais a tornam um destino imperdível no Brasil.

Com muitas atrações, que vão do ecoturismo à vida noturna, Caldas Novas encanta todo tipo de viajante. Planejar uma visita é garantia de férias inesquecíveis.

Em 2021, tinha 95.183 habitantes. O local recebe cerca de 500 mil visitantes na alta temporada. Seus parques aquáticos e hotéis chamam atenção de milhões por ano. Assim, é o lugar perfeito para relaxar, se aventurar e criar memórias.

FAQ

Em qual estado fica a cidade de Caldas Novas?

Caldas Novas é no estado de Goiás. Fica na região Centro-Oeste do Brasil.

Quais são as cidades vizinhas de Caldas Novas?

Próximas a Caldas Novas, encontramos Morrinhos, Rio Quente, Piracanjuba, e Ipameri.

Qual a melhor época para viajar para Caldas Novas?

O clima em Caldas Novas é bom o ano todo. Mas os meses mais secos, de abril a setembro, são ideais para conhecer a cidade.

O que tem para fazer em Caldas Novas?

A cidade é famosa por suas águas termais. Elas recebem milhões de turistas todo ano. Além disso, você pode curtir parques aquáticos, trilhas, e a animada vida noturna. A gastronomia local também encanta.

Next Post VEJA MAIS